Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Petição Apoiar a (In)Fertilidade em Portugal

por No mundo do SOP, em 02.04.14

Até ter o diagnóstico de SOP nunca tinha pensado muito no assunto infertilidade! É daqueles problemas que nós achamos que só acontecem aos outros. Mais ainda porque, em Setembro de 2012, antes de deixar de tomar a pílula, fui ao médico de família pedir umas análises e falei com ele sobre ser acompanhada por um ginecologista no hospital, isto porque já estávamos a ponderar deixar a pilula depois da consulta do neurocirurgião em Outubro. E sabem qual foi a resposta do Sr. Dr.? “Para o hospital só são encaminhadas as mulheres que têm gravidez de risco ou infertilidade e tu tens fertilidade para dar e vender!” Posto isto, nunca me passou pela cabeça que, 2 meses mais tarde estava a passar exactamente por isso. Não sei se é assim em todos os hospitais ou se é só cá, mas uma coisa eu sei, o SNS não funciona!

 

Uma coisa que me faz imensa confusão é, porque é que uma mulher que quer fazer um aborto vai ao hospital e passado uns dias tem a situação resolvida e uma mulher que não consegue engravidar tem de ir para o privado porque o SNS não funciona? Não compreendo! E atenção que eu até sou a favor do aborto… Liguei para um hospital público em Dezembro de 2013 para marcar consulta e disseram-me “Ainda não temos agenda do ano que vem para marcar consultas mas deixe o seu nome e contacto que depois contactamos para dizer a data da consulta”. Já lá vão 4 meses e essa chamada ainda não chegou. Será que ainda estão à espera da agenda???

 

Sabiam que meio milhão de casais portugueses em idade reprodutiva, ou seja, entre 10 a 15% da população portuguesa, sofre de infertilidade? E que em Portuga, 3% dos nascimentos são resultado de tratamentos de Procriação Medicamente Assistida (PMA)? Que cada tratamento por casal efectuado no privado rapidamente fica acima dos 5000€?

 

Pois bem, para que a (in)fertilidade seja debatida na Assembleia da Republica, está a circular uma petição. Apelo à vossa assinatura porque hoje somos 3% e amanhã não sabemos.

 

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT72865

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D